1ª EDIÇÃO DE JORNAL EXCLUSIVA DO MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE DE CENTRALINA.


Para reflexão:

O que é uma sociedade politicamente organizada?? É um grupo de pessoas boas, com idéias boas, com boas intenções e que cobram os direitos que lhes foi dado sem mais nem menos.
O que é uma sociedade politicamente desorganizada?? É um grupo de pessoas boas, com idéias boas, com boas intenções, porém não cobram os direitos que lhes foi dado, preferem ficar com sua novela das oito, com sua cerveja diária no bar.
Um cidadão em ação deve pensar sobre onde vive, falar e agir, não adianta acreditar se não colocar a mão na massa para realizar e, essa mão na massa tem que ser agora e não “depois”, pois com a mudança no presente conseguimos moldar nosso futuro.

Balanço Legislativo Municipal: um olhar do cidadão Centralinense sobre a Câmara dos Vereadores de Centralina é o produto da observação e apuração dos fatos ocorridos no Legislativo Centralinense no 1º semestre de 2010. A publicação reúne dados do que foi produzido pelos parlamentares no período de fevereiro a junho de 2010. O objetivo é contribuir para a avaliação dos trabalhos individuais de nossos vereadores e apoiar nossos representantes para as demandas da cidade de Centralina.
A Câmara dos vereadores se constitui em um dos poderes que governam a cidade. No entanto, muitos projetos que podem acarretar grandes mudanças na cidade não chegam às ruas quando estão sendo elaborado pelos vereadores. Muitas vezes, votam e aprovam projetos que se choca com as expectativas e desejos de quem os elegeu.
Por meio do trabalho dos voluntários do Movimento Voto Consciente de Centralina, esperamos que a divulgação da produção de nossos vereadores, contribua para a avaliação, por parte da população, de seus representantes políticos.
Principais atribuições da Câmara Municipal
Segundo a Carta Magna brasileira, compete às câmaras municipais:
·         Função Fiscalizadora (fiscaliza as ações do prefeito).
·         Função Legislativa (legisla em promoção ao bem comum e dos interesses municipais).
·         Função Deliberativa (é o exercício das atribuições da competência privativa, administrativos internos, da câmara municipal, sem a participação do poder executivo).
Atividades do Vereador
·         Solicitar do prefeito informações por escrito
·         Apresentar requerimento convocando o prefeito
·         Fiscalizar os atos do executivo
·         Defender os projetos de lei ou emendas de sua autoria
·         Participar de todos os trabalhos da câmara
·         Discutir e debater a ordem do dia
·         Usar a palavra na tribuna da Câmara
·         Participar das comissões da Câmara
·         Apresentar moção de apoio, congratulação e protesto

CIDADÃO CENTRALINENSE, REFLITA SOBRE ISSO, SERÁ QUE SEU VEREADOR “CÂMARA” ESTÁ EXERCENDO SUAS ATRIBUIÇÕES????


REQUERIMENTOS E DAS INDICAÇÕES APRESENTADAS PELOS VEREADORES

Definições:
Indicação – é a proposição na qual o vereador sugere, ás autoridades do Município, medidas de interesse público.
Requerimento- é a proposição de autoria de vereador ou comissão, dirigida ao presidente da Câmara ou da Comissão que trata de competência do Poder Legislativo.
Projeto de Mérito: É aquele que beneficia diretamente a sociedade. Exemplo: Campanha contra as Drogas.
Projeto sem Mérito: É aquele que não causa impacto relevante na sociedade. Exemplo: Mudança de Nome de Rua, Solicitação de documentações e/ou esclarecimento do Poder Executivo.

Projetos Individuais
Antônio Joaquim
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota
16 de 2010


Sem Mérito
Não atendido

18 de 2010


Sem Mérito
Não atendido


23 de 2010

Com Mérito
Não Atendido
0
2
1
3



R – 16: Solicita ao presidente da Câmara cópia dos empenhos de diárias de viagens dos vereadores de 2009.
R – 18: Solicita ao presidente da Câmara cópias dos Extratos Bancários referentes ao ano de 2009, sendo que tais extratos deverão ser fornecidos mês a mês.
I – 23: Indica ao Prefeito Municipal que fossem tomadas providências no sentido de serem refeitas as sinalizações de trânsito de nossa cidade uma vez que todas se encontram apagadas necessitando de pintura, tanto as de solo como as placas.

Ceison Vieira
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota
02 de 2010


 Sem Mérito
Não atendido

03 de 2010


 Sem Mérito
Não atendido

05 de 2010


 Sem Mérito
Não atendido

06 de 2010


 Sem Mérito
Não atendido

07 de 2010


 Sem Mérito
Não atendido

19 de 2010


 Sem Mérito
Não atendido


01 de 2010

Com Mérito
Não Atendido
0

04 de 2010

Com Mérito
Não Atendido
0

09 de 2010

Com Mérito
Não Atendido
0

15 de 2010

Com Mérito
Não Atendido
0

16 de 2010

Com Mérito
Não Atendido
0

17 de 2010

Com Mérito
Não Atendido
0

22 de 2010

Com Mérito
Não Atendido
0



Com Mérito
Não Atendido
0
6
7
13




R – 2: Solicita ao Prefeito Municipal que enviasse à Câmara a relação dos funcionários concursados e contratados, inclusive os já empossados no último concurso, com seus devidos cargos.
R – 3: Solicita ao Prefeito Municipal que enviasse à Câmara a relação das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, com seus respectivos endereços, que já estão recebendo os benefícios com o carimbo e parecer da assistência Social Municipal bem como relação das famílias que requereram o cadastro no Programa, com seus respectivos endereços e a justificativa por qual motivo cada um ainda não estão contemplados com este benefício do governo federal. Que seja convocado o Responsável pelo Programa.
R – 5: Solicita ao Prefeito Municipal que enviasse à Câmara informações a respeito da obra de construção da “quadra de Esportes” situada na Rua Dona Chiquinha ao lado da FACEM e PSF-01, no Bairro Nossa Senhora da Abadia, sendo elas as seguintes informações: Cópia Integral do Convenci para construção da obra; Projeto de Engenharia e/ou Arquitetura da construção da obra; Cópia integral do processo licitatório, e qual a empresa que foi vencedora para realização da obra, informando o por que não foi concluída  a obra, tendo em vista que se encontra em esta de verdadeiro abandono.
R – 6: Solicita ao Prefeito Municipal que enviasse à Câmara informações a respeito do Setor de Tributação do Município de Centralina – MG, com relação aos seguintes assuntos: Quantas prestações de serviços foram realizados no Ano de 2009; Relação dos nomes com seus respectivos valores de quem prestaram tais serviços.
R – 7: Solicita ao Prefeito Municipal que enviasse à Câmara informações a respeito da Secretaria de Saúde do Município de Centralina-MG, com relação aos seguintes assuntos: Informar se existem convênios firmados entre o município de Centralina e Hospitais e laboratórios na cidade de Uberlândia-MG, se existem pagamentos destes convênios e quais os valores pagos pelos mesmos?; Relação das pessoas que foram beneficiadas com tais atendimentos.
R- 19: Solicita ao Prefeito Municipal que fosse solicitado junto ao INSS, que a cidade de Centralina-MG, fosse incluída no pólo de atendimento da Agência de Itumbiara-GO, uma vez que dito órgão é Federal, necessitando apenas desta solicitação via Prefeitura para tais atendimentos tendo em vista ainda que a cidade de Itumbiara está mais próxima, com transporte coletivo de fácil acesso, podendo assim beneficiar nossa população com o atendimento mais imediato e perto.
I – 01: Indica ao Prefeito Municipal que fosse feito convênios com Clínicas Especializadas em tratamento com Dependentes Químicos, para benefícios dos jovens e adolescentes que possuem vícios em drogas em nossa cidade, necessitando destes tratamentos.
I – 04: Indica ao Prefeito Municipal que fosse feito um Projeto de criação e implantação de um Canil Municipal para recolhimento, tratamento e doação de animais que estão soltos em nossa cidade.
I – 09: Indica ao Prefeito Municipal que fosse tomadas previdências junto aos proprietários do Posto do Xará, bem como seja usado do Serviço de Vigilância Pública, quanto a utilização desta localidade para que seja proibida a utilização por andarilhos, bem como e também por usuários de drogas e ponto de venda da mesma, necessitando de medidas urgentes quanto a este respeito.
I – 15: Indica ao Prefeito Municipal que fosse feita as modificações, atualizações e adequações necessárias no Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais, em especial com relação aos direitos dos Servidores Públicos no sentido de cargos, salários, gratificações por tempo de serviços, direitos as licenças e outros.
I – 16: Indica ao Prefeito Municipal que fosse feita a Notificação Judicial e/ou Administrativa para que a Usina Alvorada de Araporã-MG, possa realizar a manutenção e melhoramento das estradas municipais que são utilizadas por esta, para transporte de cana-de-açúcar, tendo em vista a precariedade que as mesma se encontram com dita utilização por parte desta usina.
I – 17: Indica ao Prefeito Municipal que, levando em consideração o acordo já feito entre o Executivo e Legislativo, fosse realizado o Projeto de Aumento e Adequação dos Salários dos Funcionários Públicos para melhoria destes.
I – 22: Indica ao Prefeito Municipal que fosse refeito o Estatuto dos Funcionários Públicos, Lei Orgânica Municipal, bem como qualquer outra determinação legal necessária para incluir Adicional de Insalubridade aos Funcionários responsável pela Varredura das Ruas e Vias Publicas de nossa cidade, de conformidade com o já aprova Projeto de Lei nº 155/2010 do Senado Federal, bem como outras Leis Municipais já existentes em outros municípios, devendo ser remetido a esta Casa de Leis um projeto de Lei com esta finalidade para regulamentação do Adicional de Insalubridade aos Varredores de Ruas de Centralina.

Divino Robson
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota
0
0
0
 --------------------------------
------------
0
Não apresentou nenhum documento individualmente.

João Eli
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota
14 de 2010

 Com Mérito
Não atendido
0

18 de 2010

 Com Mérito
Não atendido
0
I – 14: Indica ao Prefeito Municipal que seja construída uma piscina no Clube dos Trabalhadores de Centralina, se possível “olímpica” para benefício de nossa população, em especial para dar uma nova modalidade de esporte para nossos jovens, bem como fosse feita a reforma geral deste clube que tanto benéfica nossa população.
I – 18: Indica ao Prefeito Municipal que fosse feito o recapiamento da Rua Araxá, em especial nas proximidades da antiga COPRIL, tendo em vista que tal Rua se encontra muito acabada com relação seu asfalto.

José Francisco
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota

07 de 2010

 Com Mérito
Não atendido
0

11 de 2010

 Sem Mérito
Não atendido
 0

20 de 2010

Com Mérito 
 Não atendido
 0






0
3
3



I – 07: Indica ao Prefeito Municipal que fosse refeita a iluminação existente na praça Alceu Virgílio dos Santos, bem como fosse colocado novos holofotes de iluminação na parte superior dos dois lados da Prefeitura, evitando assim que vândalos apagassem e queimassem as luzes da praça, atrapalhando a iluminação e prejudicando o ambiente e a segurança pública nesta praça, inclusive com a poda de plantas altas que estão servindo de esconderijo para usuários de drogas, todas as praças, inclusive com a colocação de lixeiras e reformas das praças de nossa cidade
I – 11: Indica ao Prefeito Municipal que faça a modificação do nome do Hospital JK, para Hospital Ariston Sant’ana de Araújo, tendo em ivsta uma homenagem mais do que justa a quem prestou enorme serviços médicos em nossa cidade, inclusive a este Hospital o qual foi plantonista por vários anos quando não se tinha nenhum outro da área médica.
I – 20: Indica ao Prefeito Municipal que fosse adquirido do Sr. Evaristo Faria Neto, o terreno ao lado da marginal da BR-153, no perímetro urbano entre a comida caseira Dona Celina e o retorno desta BR-153 sentido Itumbiara-GO, para fazer uma via de acesso ao retorno, tornando assim melhor o transito de nossa cidade, bem como evitando maiores acidentes que possam ocorrer no local.

Márcio José
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota

02 de 2010

 Sem mérito
Atendido


08 de 2010

 Com mérito
Não Atendido
 0

12 de 2010

 Com mérito
Não atendido
 0






0
3
3



I – 02: Indica ao Prefeito Municipal para que haja uma melhoria na qualidade a merenda escolar das Escolas do Bairro São Januário e Escola Carlos Prates.
I – 08: Indica ao Prefeito Municipal que tome providências de escoamento de água empossada em frente à residência de Odete Gomes Soares, Rua Vitória, nº 652, Bairro São Januário. Rua dos Pereiras / Rua Vitória.
I – 12: Indica ao Prefeito Municipal que fosse enviado a Câmara, um projeto de lei de Doação das Casas da Prefeitura Municipal a AMCOPRI – Associação dos Moradores do Condomínio Primavera do Bairro Samir de Almeida Brasil, na COAB.

Silda Fátima
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota

21 de 2010

 Com mérito
Não atendido
0






0
1
1



I – 21: Indica ao Prefeito Municipal que fosse refeito o asfalto antes existente na Rua Ivo Jose de Faria, no bairro Nossa Senhora da Abadia.

Sônia Martins
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota
04 de 2010


 Sem mérito
Não atendido

09 de 2010


 Sem mérito
Não atendido

14 de 2010


 Sem mérito
Não atendido

15 de 2010


 Sem mérito
Não atendido


13 de 2010 

 Com mérito
Não atendido
0
4
1
5



R – 4: Solicita ao Prefeito Municipal que enviasse à Câmara a Relação das pessoas beneficiadas  com o pagamento do 13º (décimo terceiro) salário no ano de 2009, por que não forma pagas para todos os funcionários públicos da Prefeitura Municipal e qual o critério de escolha destas pessoas beneficiadas com este pagamento.
R – 9: Solicita ao Prefeito Municipal que enviasse à Câmara relação dos gastos ocorridos com o Carnaval 2010 de Centralina-MG, com uma prestação de contas realizada com todas as  cópias dos contratos realizados e com todas os gastos ocorridos, informando se houve algum convênio para realização deste evento, caso existam estes gastos qual o valor deste convênio e a contraprestação a ser realizada por esta Prefeitura
R – 14: Solicita ao Prefeito Municipal que fosse cumprida a lei, no sentido de que os veículos públicos municipais fossem utilizados apenas no Horário de Expediente e exclusivamente a serviço da Prefeitura Municipal, por Funcionários capacitados e devidamente habilitados e que tais veículos no final do expediente fossem guardados no Almoxarifado Municipal e não na residência de funcionários como vem sendo feito.
R – 15: Solicita ao Prefeito Municipal que fosse cumprida a lei, no sentido de serem retomadas as Obras Públicas  Municipais em andamento, ou seja, o PSF da COHAB, a quadra ao lado do PSF do Bairro Nossa Senhora da Abadia e demais obras em andamento.
I – 13: Indica ao Prefeito Municipal que fosse tomadas providências no sentido da reabertura das Ruas existentes no Bairro Novo Horizonte que ainda não estão asfaltadas, bem como que fosse solicitado junto a CEMIG que fossem colocadas novas lâmpadas nos postes onde estão queimadas as mesmas, uma vez que também vem pagando a taxa de iluminação pública.

Wandriene Ferreira
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota

10 de 2010

 Com mérito
Não atendido
0






0
1
1



I – 10: Indica ao Prefeito Municipal que fosse feita a abertura do canteiro central em frente ao beco que dá de frente a APAE, tendo em vista a facilitação da saída e manobra de veículos naquele local.

Projetos em Grupos

Mesa Diretora  - Divino Robson, Silda e José Francisco
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota
10 de 2010


 Sem mérito
Não atendido

11 de 2010


 Sem mérito
Não atendido













2
0
2



R – 10: Solicita ao Prefeito Municipal que coloque à disposição de todos os Vereadores no prazo legal, todos os documentos de Arrecadação referentes aos Exercícios Financeiros de 2008 e 2009, correspondentes a ISSQN, IPTU, Tributos Administrativos, IPVA, ICMS, FPM, ITR e demais receitas tributárias, bem como Extrato de Conciliação Bancária do período acima especificado, para a devida averiguação de possíveis irregularidades na informações prestadas por  esta Municipalidade e esta Casa de Leis.
R – 11: Solicita ao Prefeito Municipal que coloque à disposição de todos os Vereadores no prazo legal, todos os documentos relativos aos processos Licitatórios realizados por esta Municipalidade no período compreendendo  de 2005 até a presente data, para conhecimento de todos os vereadores e ainda em observância ao principio da Publicidade dos Atos do Poder Executivo.

Cleison e Silda
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota
13 de 2010


 Sem mérito
Não atendido







1
0
1



R – 13: Solicita ao Prefeito Municipal que enviasse à Câmara a relação de quantos veículos que o município tem? Qual o ano de fabricação de cada um? Qual a função especifica de cada um? Na área rural quais e quantos maquinários que o município possui para atendimento e como é feita a distribuição destes atendimentos?

Cleison, João Eli, José Francisco, Divino Robson, Antonio Joaquim e Wandriene
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota

20 de 2010

 Com mérito
Não atendido
0






0
1
1



R – 20: Solicita ao Prefeito Municipal que fosse solicitado junto ao DNIT, que fosse feito a limpeza e manutenção das margens da BR-153, no perímetro urbano de nossa cidade e também a iluminação pública no viaduto, requerendo a título de urgência um maior empenho deste Prefeito Municipal junto as lideranças políticas da região.

Sônia e Silda
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota

05 de 2010

 Com mérito
Não atendido
0






0
1
1



I – 05: Indica ao Prefeito Municipal que fosse fornecido café de manhã a todos os funcionários públicos municipais responsáveis pelas limpezas dos órgãos públicos, todas as pessoas que iniciam no trabalho bem cedo, no período matutino.

Divino Robson e Silda
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota

06 de 2010

 Com mérito
Não atendido
0
0
1
1



I – 06: Indica ao Prefeito Municipal que fosse contratado mais 2 dentistas para atenderem na rede Pública de Saúde, bem como fosse pago aos Dentistas Concursados e Contratados o Piso Salarial da Categoria, tendo em vista a valorização da categoria.

Márcio José, Wandriene, Antônio, Silda, José Francisco, Cleison
Nº do Requerimento
Nº da Indicação
Total
Classificação do projeto
Situação
Nota

19 de 2010

 Com mérito
Não atendido
0
0
1
1



I – 19: Indica ao Prefeito Municipal que fosse reativado o Projeto de Agente Jovem em nossa cidade, com intuito de dar o primeiro emprego e renda aos jovens de Centralina.

Projetos de Lei – Executivo “Prefeito”

PL – 01 de 2010: O loteamento “jardim Bela Vista”, situado no município de Centralina-MG, passa a se denominar “Bairro Bela Vista”.
PL – 02 de 2010: A rua localizada entre a Rua 21 de Abril e a Av. João Martins de Freitas, situada no município de Centralina, passa a ser denominar “ Rua 15 de Julho”.
PL – 03 de 2010: A Rua José Pedreiro, localizada no Centro em Centralina, passa a se denominar “Rua Etelvino Marques”.
Todos os projetos enviados pelo executivo não são de mérito, por isso não foram avaliados.

Segundo a Lei Orgânica Municipal, o Vereador ao ser empossado no cargo presta o seguinte compromisso:

“Prometo com a graça de Deus, cumprir o mandato a mim confiado, desempenhando-o com dignidade, lealdade, moralidade e TRANSPARÊNCIA, observando fielmente os preceitos constitucionais e legais, em especial a Lei Orgânica do Município, e trabalhar pelo progresso e engrandecimento de Centralina e pelo bem estar de seu povo.”

O MVC-C tem pedido as prestações de contas detalhada de 2009 e do 1° trimestre de 2010, pedimos que esta seja detalhada de forma compreensível, mas até o momento não fomos atendidos. Diante da situação tivemos que entrar com um pedido junto ao Ministério Público Estadual com o ofício MVC-C 008/2010.
Vejamos agora que interessante: Com o corte no salário dos vereadores, alguns vêm pedindo a mesma prestação de contas solicitada pelo movimento a dois meses atrás. Parece que agora despertou o interesse desses em saber onde e como a verba está sendo gasta. Talvez realmente temos representantes competentes para correr atrás e buscar soluções para os problemas, mas isso só é percebido quando estes se veem em desvantagem ou prejuízo.
Senhores cidadãos, pelo que se pode observar, nossos representantes (vereadores) tem feito vários requerimentos solicitando informações e documentos tanto do Executivo quanto do Legislativo e nenhum deles foi atendido. Será o que acontece, pois toda pergunta é digna de uma resposta. O que se pergunta hoje já fica esquecido no outro dia.
"Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta."

Fazendo uma comparação rápida do que os vereadores fizeram de Fevereiro à Junho de 2010 com custo que eles geraram para o município de CENTRALINA, temos a seguinte situação:
Considerando que cada vereador “totalizando 9” custa aproximadamente R$ 2.700,00 por mês para o município, multiplicando por 06 (seis) meses de trabalhos, mas que trabalhados foram apenas 05 (cinco), o município de Centralina teve uma despesa de aproximadamente R$ 146.000,00. Agora considerando que foram apresentadas 21 indicações com mérito, nenhuma foi atendida.
Fato que muito chamou atenção do MVC-C é que a Câmara deixa a desejar na sua principal função que é a função fiscalizadora. O Executivo está operando sem nenhuma fiscalização, pois tudo que a Câmara solicita nunca é atendida e, sabemos que é porque não querem, pois meios existem e só dependem da competência e atuação dessa Casa de Leis. Na Câmara deveria ter também a prestação de contas da Prefeitura para apreciação e, como não há fiscalização não se tem essas informações. Perante os últimos acontecimentos que vem sendo destaque neste jornal, notamos uma instabilidade na Casa. Talvez isso seja a principal falha que vem prejudicando a seriedade nos trabalhos. "O demônio sempre se infiltra entre os políticos. Então, eles começam a brigar entre sí. O poder se transforma em uma questão de orgulho. Não tem mais nada a ver com vivermos juntos e acabarmos com a guerra"
Diante das informações apresentadas, podemos concluir que o Cidadão Centralinense não está tendo a representatividade que merece, não está sendo respeitado, portanto, necessitamos de um empenho maior desses representantes.
Portanto, não podemos apenas penalizar nossos queridos vereadores, pois a falha não é somente deles, a falha é nossa. Eles não cobram porque não são cobrados. Onde se encontra a parte mais interessada que somos nós – cidadãos? Nota-se que poucos comparecem a uma reunião na Câmara, não há preocupação com o que acontece com o próximo, só preocupamos quanto somos o próprio alvo.
Portanto pedimos que haja uma participação mais efetiva da sociedade nos trabalhos realizados na Câmara Municipal.
Lembre-se: Nosso papel como cidadão não é somente votar, mas também participar e principalmente cobrar nossos direitos.




 

  VOTE CONSCIENTEMENTE!!

 

Você, caro eleitor, especialmente de Centralina, fique esperto este ano!

A decisão do voto está nas suas mãos. Mas saiba que antes de dar nosso voto é preciso conhecer aquele que vai ser realmente merecedor do seu voto. O eleitor consciente não quer mais sofrer de corrupção, falta de emprego, saúde, educação, segurança, exige uma política séria com retorno a longo prazo e não barganhas eleitoreiras. Saiba que você, eleitor, tem o poder nas mãos, faça valer o seu direito e vote com consciência, pois o futuro depende de quem vamos eleger. Para isso, segue algumas dicas que são importantes para esta decisão.

Época de eleições é um período de grande “agitação” em todos os sentidos. Mesmo para aqueles que não gostam do assunto “política” os programas eleitorais, as matérias nos jornais e mesmo a obrigação de sair de casa e se dirigir para seu colégio eleitoral exige um mínimo dos mínimos de reflexão. Mas baseado em quê deveria alguém refletir sobre eleições, política e a escolha de seu candidato?
Escolhendo o seu candidato. Que critérios seguir?
Votar é muito mais que apertar um botão. Mas como decidir pela escolha de um candidato? Segue alguns tópicos abaixo:
Não é mais desculpa ter votado neste ou naquele candidato e mais tarde nos arrependermos porque não sabíamos sobre seu passando devasso, por exemplo.
Desta forma, segue abaixo alguns tópicos que acredito serem essenciais para se fazer uma boa escolha:
1-Cuidado com os e-mails: É bom lembrar que implantar uma notícia falsa por e-mail é muito fácil.
2-Governar não é só “construir estradas”: Obras são muito importantes, mas um hospital lindo não vai curar doenças se não tiver remédios e bons médicos, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos e etc. Uma creche enorme não vai cuidar bem do seu filho se não tiver professores e inspetores bem remunerados e formados. Uma ponte bela e com várias pistas não fará seu filho aprender a ler e escrever.
3-A honestidade não deve vir apenas dos políticos ou candidatos: Um aspecto interessante a analisar é aquela velha frase “político é tudo corrupto”, mas será que apenas eles são corruptos ou será que os políticos são um reflexo de nossa sociedade do “jeitinho brasileiro”? Afinal, por onde deve começar a honestidade pelos políticos ou por nós mesmos?
Hoje temos muito mais meios para verificar a honestidade dos candidatos, bastando para isto consultar a Internet. A Transparência Brasil (www.excelencias.org.br) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (www.amb.com.br/eleicoeslimpa)possuem as fichas dos candidatos para consulta pública.
Nós, eleitores, também devemos ser honestos no sentido de não aceitar a venda de nosso voto, refletir sobre nossos valores e procurar um candidato que represente nossos anseios. Se um eleitor tem como valores a desonestidade para “se dar bem” em que tipo de candidato ele vai votar? O problema é que um candidato desonesto quando eleito faz mal para muitas pessoas, inclusive para aqueles que votaram e que não votaram nele.
4-Seu voto não vale uma camiseta: Na atual legislação eleitoral é proibido a distribuição de brindes por candidatos e muito menos a compra de votos, mas muita gente não sabe disto ou sabe e finge não saber. O chamado jeitinho Brasileiro de ser esperto. Vender seu voto agora pode parecer um bom negócio, mas a longo prazo você notará que este ato sairá caro.
5-Retórica e Falácias: O uso destes recursos é muito comum, tanto pelos candidatos quanto pelas pessoas que os apóiam. Cuidado para não ser enganado através de jogos de palavras, que em um primeiro momento podem parecer muito bonitos e corretos, mas não resistem a uma análise um pouco mais cuidadosa.
6-Pesquisas eleitorais: Basear a escolha de seu candidato apenas em pesquisas eleitorais pode ser um erro grave. Além dos problemas com a pesquisa em si (vide primeira referência), este é um instrumento que deveria ser utilizado apenas pelos candidatos para auxiliar nas decisões de campanha e estratégias e não como um critério para o eleitor votar em quem está ganhando, no que está em último (coitado) e etc.
7-Candidato “alegórico”, candidato protesto: Votar em candidato que se veste de sheik árabe, que tem nome engraçado, que faz malabarismo, que grita, bate na mesa, que faz musiquinha engraçada, que é “famoso” ou bonito, que faz promessas mirabolantes e etc. pode ser um erro grave. Governar não é o mesmo que atuar em um circo!
8-Infiltração de organizações criminosas: Acredito ser este o maior problema que enfrentamos nos dias atuais. Quando uma organização criminosa toma conta do poder institucional de um Estado ou Municipio ela se auto-alimenta, gerando problemas gravíssimos. Você já pensou nas conseqüências de um político com ligações criminosas votar leis sobre crimes?
9-Filiação em vários partidos: O candidato que troca muito de partido temos que ficar com o pé atrás, pois a filiação em um partido tem como base filosófica a identificação da pessoa com o programa de governo do Partido a ser filiado, quando começam a mudar de partidos podemos suspeitar de um “interesse particular” na política e não INTERESSE COLETIVO – DO POVO.
Lembre-se que nossa responsabilidade não é só em votar e depois deixar “a coisa rolar”. Após as eleições devemos sempre estar de olho nos políticos em que votamos, mesmo que isto pareça ser chato ou difícil. Os programas de rádio dedicados exclusivamente às notícias são um bom meio de se manter informado enquanto você estiver no trânsito ou trabalhando.
Esperamos ter com estas simples dicas ajudado na escolha de seu candidato. Lembre-se de nunca se influenciar por pressões de outras pessoas. O Voto é secreto e um direito garantido na constituição Brasileira!
Para finalizar, vote consciente para que a sua arma, que é o voto, seja somente para o bem do Estado e da Nação Brasileira!
O MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE DE CENTRALINA com o objetivo de cumprir seu papel social e trazer informações para o cidadão centralinense, fez um levantamento da FICHA LIMPA de 18 candidatos que estão se apresentando em nosso município e obtivemos algumas informações tais como:
Aelton Freitas (PR-MG)
*
Ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas:
STF Ação Penal Nº341/2003 - Crime de responsabilidade de ex-prefeito.
STF Inquérito Nº2752/2008 - Crime contra o meio ambiente e o patrimônio genético.
Elismar Prado (PT-MG)
* Ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas:
TRE-MG Prestação de Contas Nº 42582006 - Desaprovada a prestação de contas de sua campanha em 2006. O processo está arquivado.
Marcos Montes (DEM-MG)
* Ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas:
TJ-MG Comarca de Uberlândia Ação Civil Pública Nº070108226728-0 - É processado pelo Ministério Público. Foi condenado solidariamente  ressarcimento do dano causado, pagamento de multa, proibição de contratar com o poder público, perda de função pública e suspensão dos direitos políticos por oito anos e custas processuais. O deputado recorre da sentença.

Fonte de informações: www.excelencias.org.br
Esse levantamento será realizado durante todo período eleitoral e publicado para o cidadão Centralinense.




     SEU VOTO NÃO TEM PREÇO,
         TEM CONSEQÜÊNCIA!!

“Se os políticos recebessem o que realmente merecem, sobraria dinheiro para cuidar do país.”

4 comentários:

  1. no dia 03,vamos mostrar que nossa sociedade esta empenhada a mudança e que nós jovens vamos dar outra cara para esta política,vamos mostrar que a nossa consciencia não tem preço e muito menos troca de favores,ou eles mostram proposta de trabalho ou esta fora.voto não é só consciencia mas também conseqüência.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos vereadores WANDRIENE e TOIN DA FIA,pois foram os unicos que manifestaram contrário a todo esse rolo da Câmara,tentaram de todas as formas abrir uma CPI para averiguar o caso mais profundo,estamos orgulhozos de vcs 2...fica aqui minha admiracão a vcs e meu protesto contra os vergonhosos!!!

    ResponderExcluir
  3. Wandriene e Toin não desistam de lutar contra essa surgeira,votei nuum vereador de oposicão neem votei em vcs,mas tenho que admitir,vcs estão sendo um orgulho pra Centralina......forca..estamos com vcs.
    PARABÉNS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. "Voto consciente de Centralina"
    Financiado por Elcinho,Joédis,Sônia,Zezinho e companhia..para denigrir a imagem dos demais......Politica surja!!!
    Mas o povo de Centralina já caiu a fixa,já entendeu qual é a de vcs!
    Mentira e perseguicão mentirosa tem perna curta..
    Que Deus tenha piedade de vcs
    Vcs estão tomando um outro destino do real destino do Movimento do Voto Consciente,vcs estão se afogando em meio ao partidarismo.
    Quando vcs criaram esse movimento em Centralina fiquei muito feliz,mas quando comecamos a perceber que tomaram lado de partidarismo e perseguicão denigrente........FIQUEI MUITO TRISTE,POIS MINHA ESPERACA NO VOTO CONSCIENTE DE CENTRALINA FOI DE AGUA A BAIXO....QUE PENA!!!

    ResponderExcluir

No intuiuto de evitar ofensas a qualquer pessoa, seu comentário passará pela aprovação do administrador do Blog.