Matéria em resposta aos questionamentos de alguns vereadores sobre o jornal do voto consciente feito pelo Vice- coordenador geral do MVC-C no dia 23/08/10, Cristiano Maksuel.

Boa noite à todos presentes, ouvintes da rádio princesa FM, e Srs. Vereadores.

O MVC-C informa que continua acompanhando os trabalhos realizados por essa Casa de Leis e que diante dos comentários realizados por alguns dos nossos vereadores na segunda feira passada, percebe-se uma preocupação de aparência diante da sociedade.
Na segunda-feira (9/8) o vereador Cleison e Marcinho, demonstraram uma indignação em relação aos trabalhos do MVC-C, e disse que esse trabalho não tem nenhuma validade para a sociedade por se tratar de um trabalho que está desrespeitando os vereadores e denegrindo suas imagens.
O vereador Cleison, disse que o jornal que foi distribuído para a sociedade Centralinense é um desrespeito com povo, pois não é certo usar as pessoas que não tem certo conhecimento sobre as informações. Conforme pronunciamento do vereador Marcinho, o MVC-C não merece respeito, pois não está fazendo um trabalho sério, atropela a democracia e não respeita aqueles que foram eleitos pelo povo, ou seja não esta respeitando os vereadores, utiliza de palavras chocas e irônicas para ridicularizar sua imagem e ataca direto onde quer chegar. O que é ser eleito pelo povo? Será que é somente ganhar a eleição ou é também ter o povo lutando pelas nossas causas?? Talvez seria uma boa terapia para cada um de vocês, chegar em casa e refletir sobre como foram eleitos, e o que falaram durante a campanha. Será que faz algo do que prometeu??? Será que está sendo honesto com o desempregado, com o dependente químico, com o doente que reside em Centralina????
O vereador Marcinho, ressalta ainda que o MVC-C está desmotivando a ação dos vereadores com as notas zero atribuída aos trabalhos. De ante mão poderia dizer que se a nota for o que realmente está faltando para que o trabalho de vocês seja realmente contributivo e de qualidade inquestionável, poderemos vos vangloriar com uma nota injustificável mas quem sabe os motive a continuar realizando seus trabalhos, tomando decisões de uma forma séria e inteligente analisando os pós e contras de cada voto deliberado nas sessões e de cada ação promovida em prol desse povo centralinense.
Infelizmente diante das informações que colhemos dos trabalhos realizados aqui neste primeiro semestre de 2010, realmente estes os levaram para uma avaliação que fica muito a desejar. Além do que apresentaram no semestre, podemos lembrar de algumas atitudes maleáveis, justificativas e pronunciamentos inconsistentes de alguns que aqui parecem querer confundir o cidadão.
Quanto a matéria do jornal, especificamente o quadro com a entrevista respondida por todos os vereadores aqui, realmente o vereador Cleison tem razão, não dá pra ler nada, pois o formato de arquivo utilizado pela redação fez com que aquela tabela perdesse sua qualidade. Na mesma hora que peguei o jornal, vi essa falha e solicitei ao coordenador geral do MVC-C, Sr. Evaristo Jr. que enviasse novamente o arquivo para o jornal e já ficara acertado com o Gilmar, que essa tabela sairia na próxima edição do jornal. Após a reunião de 2ª feira, liguei para ele para me informar o porque a tabela com a pesquisa de vocês não havia saído ainda e ele me disse que o jornal não circulou por duas semanas, devido alguns compromissos dele, portanto a matéria ainda não havia circulado, mas que na primeira oportunidade ela sairia. Gostaria de informar a todos que o MVC-C conta com um blog que tem toda a notícia e a primeira página contém aquela entrevista, portanto quem tem acesso já sabe tudo o que está escrito, não omitimos nada, e fiquem tranquilos pois, todos saberão cada linha que os senhores escreveram naquela entrevista.
Mas será que se não fosse para ninguém ler íamos realmente colocar aquela tabela no jornal? Seríamos muito ingênuos não? E será que estamos realmente desrespeitando vocês, vereadores? Mostrar o que realmente está acontecendo e como está acontecendo chama desrespeito? Ou respeito é omitir os fatos e fingir que tudo está lindo e perfeito, e que o trabalho desenvolvido aqui nesse semestre foi realmente ótimo e que o povo está satisfeitíssimo com tudo que tem tramitado e decidido aqui? Vereador Marcinho, diante de seu pronunciamento disse que estamos desrespeitando vocês vereadores. Será que respeito não é mostrar realmente a preocupação com as causas públicas, as situações que o povo está submetido e criar, buscar, propor e lutar por soluções que talvez para nós não seja tão importante, mas para outras seja um refúgio, uma luz no fim do túnel, ou a única saída para que sua vida tenha sentido e possa continuar. Acredite o que talvez não tenha valor para algum de nós hoje, pode ser a única esperança que alguém espera ansiosamente e desesperadamente.
De acordo com a avaliação desempenho dada a cada um dos projetos e indicações apresentadas pelos senhores, que tanto foi questionado aqui na 2ª feira dia 9/8 e que de acordo com o pronunciamento do senhor vereador Cleison, o MVC-C foi incompetente ao avaliar tais trabalhos, uma vez que em SP, não é esse o critério utilizado. Pois lá até a presença nas reuniões os vereadores ganham nota. Lá tem mesmo esse critério de avaliação para eles, Sr. Cleison, para o senhor ver o comprometimento daqueles vereadores para com a sociedade, nem se quer participavam ativamente das reuniões e, para conseguir mudar aquela situação vergonhosa, colocaram esse item na avaliação, o que não é nossa realidade, pois pelo menos freqüentes vocês são, e com certeza não será esse quesito que impedirá a indicação para uma possível reeleição de vocês através do MVC-C. Cada núcleo, ou seja, cada cidade utiliza de critérios de acordo com sua realidade, pois a avaliação é feita em cima do que está sendo realizado e do que se precisa alcançar para que melhorias sejam feitas e possam ser gozadas pela comunidade.
Portanto foram avaliados os projetos e indicações, pois as indicações, como são proposições de sugestão e, que o executivo ou autoridades do município não são obrigados a atender, apenas serão avaliadas as indicações que forem atendidas, considerando sua relevância e impacto social. Quanto aos requerimentos, serão avaliações somente aqueles respondidos pelo Executivo e/ou Presidente da Câmara, tendo como classificação a quantidade solicitada por cada vereador e o ranking do vereador mais fiscalizador para o menos fiscalizador.
Prof. Zezinho quanto seu pronunciamento dizendo que tudo que é feito pelos vereadores tem sim, mérito é muito inconsistente, não acha? Uma avaliação é feita considerando parâmetros, e o parâmetro de mérito e sem mérito está bem explicado no jornal antes de iniciar as análises. Nem tudo que se faz aqui tem mérito, pois o projeto de mérito é aquele que realmente traz benefícios diretos para a sociedade, como por exemplo um projeto para trabalhar os dependentes químicos. Se lembrarmos daquela denúncia feita pela professora Elizete, do repasse de verba à Câmara Municipal, será que toda aquela tramitação é digna de ser enquadrada numa classificação de mérito? Então não podemos dizer que tudo que é criado, apresentado e votado pelo vereador tem mérito, existem prioridades que devemos dar mais atenção. Precisamos de nos embasar em parâmetros para classificar as proposições apresentadas aqui e se tiverem interessados em saber os critérios utilizados, basta nos perguntar que estamos aqui para esclarecer quais de suas dúvidas. E se tiver ou tiverem uma argumentação plausível e que comprove que realmente essa classificação é injusta, e que nos convença que tudo que é realizado aqui tem mérito, não há nada que possa ser estudado, alterado e retificado. Estamos abertos a sugestões, para que não sejamos injustos, mas que possamos realmente avaliar a ação de cada um e, ainda no fim desse mandato podermos enaltecer os merecedores de sua luta e honradez dos compromissos com essa cidade e seu povo.
Portanto, o motivo da nota zero nas indicações foi por nenhuma ter sido atendida. De que adianta vocês apresentarem mil indicações se não conseguir fazer com que nenhuma seja sancionada? Que se faça apenas uma, mas que esta realmente valha a pena e seja concretizada. Todos tem projetos, inclusive nós temos projetos de vida e o quanto somos competentes e lutamos para que sejam concretizados? Nós cidadãos, acreditamos sim na competência dessa Casa de Leis e é por isso que estamos aqui cobrando e esperando que alguma mudança venha acontecer.
Agora o que não tem nota, vereador Cleison, são os requerimento, indicação sem mérito ou indicação que não foi atendida. Seria sim injusto colocar alguma nota, uma vez que todas indicações apresentadas não foram atendidas pelo Sr. Prefeito. Agora indicações com mérito, merecem ser analisadas e vocês devem unir forças para que ela tenha êxito baseado em argumentações convincentes e demonstrar realmente o impacto relevante que trará a sociedade.
Faça uma reflexão vocês mesmos e verifiquem quanto foi repassado no 1º semestre para esta Câmara e veja se todo esse dinheiro foi revertido em algum benefício para a sociedade. Você pagaria um funcionário durante seis meses para ele ter um compromisso de ir uma vez na semana e receber mais de 2 mil reais e não lhe oferecer nenhum benefício concreto, visível que possa ser realmente ser agraciado por você?
O MVC-C está disponível para qualquer esclarecimento, quanto suas ações, avaliações e decisões e, como estamos aqui explicando e esclarecendo as dúvidas de vocês, esperamos que esclareçam as nossas, pois assim como vocês disseram que não entenderam a matéria do jornal e não estão de acordo com a avaliação obtida, acham que estão sendo injustiçados, nós estamos com o mesmo sentimento, talvez mais forte e mais profundo, pois até hoje não conseguimos entender e interpretar a prestação de contas de 2009, e gostaríamos que algum de vocês pudesse fazer esse esclarecimento para nós em símbolo do respeito e gratidão com o povo, e comprovar para a sociedade que realmente essa câmara é enérgica e tem desempenhado seu papel trabalhando em prol do bem social com seriedade e transparência.
E não se preocupem em querermos pleitear uma cadeira aqui na câmara como vereador, pois a preocupação maior que devem se concentrar e empenhar é fazer algo por nós, cidadãos, pois essa é a tarefa que lhes são confiada. Mas já lhes adianto, estejam cientes e conscientes que se um dia tivermos essa pretensão nada nos impede, teremos apenas que nos desligarmos do MVC-C. Esse direito é de todo e qualquer cidadão. A oportunidade é para todos e até onde sei, estamos em um regime democrático. Vereador Cleison só pediram para eu te lembrar que grandes líderes começaram com pequenos movimentos, podemos citar como exemplo o Presidente Lula e você quando iniciou suas atividades visando a sociedade , mas parece que agora está cansado, mas quem sabe se tivesse mais 2 com você lutando pelos mesmo ideias, talvez não estaria tão cansado.

Endereço do blog: mvc-c.blogspot.com

Cristiano Maksuel

Vice- coordenador geral do MVC-C

Abraços conscientes e tenham uma boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No intuiuto de evitar ofensas a qualquer pessoa, seu comentário passará pela aprovação do administrador do Blog.