Projeto do Movimento Voto Consciente de Centralina-MG


OBS.: ESSE PROJETO JÁ SE ENCONTRA EM VIGOR. 
 

PROJETO DE INTEGRAÇÃO SOCIO-POLÍTICO-EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE CENTRALINA-MG


I - Apresentação

O MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE é uma entidade cívica e apartidária formada por voluntários que acompanha o desempenho dos vereadores nas Câmaras Municipais e dos deputados estaduais nas diversas Assembléias, participando da discussão sobre políticas públicas e acompanhando o trabalho parlamentar. Indiretamente, combate a corrupção, quando fiscaliza e participa dos orçamentos, entre outros desdobramentos do trabalho. Exige e valoriza a conduta ética e transparente dos políticos eleitos, bem como cobra a sua atuação parlamentar. Nossa missão é mostrar ao cidadão seus direitos e deveres na democracia: Votar, Cobrar e Participar.


II - Objetivo Geral do Projeto

Propor uma metodologia de ensino integrando o aluno ao meio social e promovendo sua participação ativa através de pesquisas e acompanhamentos dos trabalhos parlamentares, proporcionando ao aluno uma formação Educacional e Social.


III - Objetivos Específicos

1.     Propor uma interdisciplinaridade através de trabalhos realizados pelo Legislativo e pelo Executivo do município;

2.     Envolver os alunos nas práticas de lidar com situações problemas que promovem seu desenvolvimento crítico e solutivo;

3.     Integrar as diversas disciplinas buscando um melhor desenvolvimento e construção de conhecimentos através da pesquisa e acompanhamento da realidade do meio em que estão inseridos;

4.     Despertar o senso crítico e o interesse pelas causas políticas e ambientais;

5.     Promover a “Mostra da Cidadania” para demonstrar todo o processo de execução do projeto INTEGRAÇÃO SOCIO-POLÍTICO-EDUCACIONAL e dos trabalhos realizados pelos nossos representantes;

6.     Incentivar a leitura e a escrita através da produção de artigos que serão discutidos, publicados e distribuídos para a sociedade.


IV - Metodologia:

1.     Palestra com Juiz (Comarca de Canápolis) sobre justiça eleitoral a todos professores e alunos;

2.     Intercalar a participação dos alunos nas reuniões da Câmara Municipal;

3.     Grupos de alunos “adotarão” seus vereadores para que acompanhem todos seus trabalhos;

4.     A Instituição de Ensino proporcionará avaliações dos alunos realizando diversas tarefas, tais como:

      4.1 - Matéria de Português:

·         Interpretação da Lei Orgânica do Município;
·         Realização de relatórios das reuniões ocorridas;
·         Elaboração de projetos e propostas para serrem apresentados à Câmara;
·         Elaboração e Correção de Ofícios, Cartas, Requerimentos e Indicações.

  
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   4.2 - Matéria de Matemática:

·         Relatórios de Receitas/Despesas do Legislativo e do Executivo;
·         Projeção de gastos;
·         Cálculo do Quociente Eleitoral, simulando diversas situações;
·         Estatísticas e Proporções de diversas áreas do Legislativo e do Executivo;
·         Elaboração de gráficos e suas devidas interpretações;

      4.3 - Matérias de História/Sociologia/Filosofia:

·         Estudo da História Política do Município;
·         Modelo de Eleições & Prefeitos;
·         Proposta de governo do Executivo e do Legislativo;
·         Criticidade quanto a Viabilidade de Projetos;

       4.4 - Matéria de Geografia:

·         Limites do Município;
·         População Rural e Urbana;
·         Taxa de Natalidade e mortalidade;
·         Distribuição de Renda;
·         Renda percapta do município;
·         Principais atividades no município.

     4.5 - Matéria de Ciência:

·         Principais doenças no município;
·         Controle de Epidemias;
·         Projetos para melhorar a qualidade de vida da população;
·         Meio Ambiente e Reflorestamento.

      4.6 - Matéria de Informática:

·         Desenvolvimento de gráficos, apresentações, comunicações, planilhas, Redigir e formatar documentos.


V - Considerações finais

Este projeto busca uma parceria com Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para que consigamos melhorar cada vez mais a Educação em nosso país e que conseqüentemente, através da participação ativa da sociedade, consegamos eleger realmente representantes que trabalharão para promoverem um futuro melhor ao País.

1ª etapa do Projeto Interdisciplinar Sócio-Político-Educacional

Orientações para Execução

Formar grupos de professores (totalizando 9 grupos), para coordenar uma turma conforme sorteio.
Sortear o vereador a ser acompanhado pelo grupo Projeto adote seu vereador).
Por em prática a parte do projeto de interpretação da Lei Orgânica.
Parte a ser executada em sala de aula:
Dividir a L.O. em três partes para cada grupo das turmas apresentar na sala de aula (integrando todas as disciplinas).
Sugestão: Um grupo fica com as páginas de 10 à 50 finalizando no artigo 51, outro de iniciando na página 50, seção VI e finalizando na página 91 artigo 120 e o último grupo inicia na página 91 seção III finalizando na página 121, considerando que cada turma já está dividida em três grupos, sortear a parte a ser estudada , discutida e apresentada por cada grupo.
Valorizar este trabalho em cada disciplina: ____________.
Atividades a serem realizadas pelos alunos.
Participar das reuniões da Câmara Municipal na segunda feira que tem início às 20:00.
A turma participante das reuniões na Câmara serão formadas pelos grupos numerados de cada sala (Ex. nesta segunda será o grupo 1, então os integrantes do grupo 1 de cada turma tem a responsabilidade de comparecer à reunião e assim sucessivamente).
O aluno que participa das reuniões será avaliado em __________ ponto/reunião (nota em todas as matérias).
Cada grupo produzirá um relatório da atuação de seu vereador e tribuna livre, na reunião em que participou para ser postada no blog. (sugestão: no final do bimestre esses relatórios serão avaliados pelos professores. ________pontos).
Incentivar os alunos a participar ativamente das reuniões, levando suas dúvidas, questionamentos e sugestões.
Obs.: As notas serão determinadas por cada professor, no entanto, deverão ser informadas para os alunos o que será avaliação do Projeto Sócio-Político-Educacional e o que será da Matéria.
Att,

Coordenação Voto Consciente de Centralina-MG.



Coordenador do MVC-C de Centralina-MG, Evaristo Júnior, falando da implantação do Projeto nas esolas.



Um comentário:

  1. Um feliz natal e um ano de 2011,própero e com muito trabalho,juntos com nóis alunos da E.E.Wilson de Melo.
    Dejeso um feliz natal e um própero ano novo ao Evaristo,ao Cristiano e a
    princesinha.

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